ONG Talentos do Capão entrega 150 marmitas com ajuda da campanha “A Fome tem Urgência” da Apamagis e da APMP
Criada em novembro de 2010, por Ana Cristina da Costa Fernandes, André Petrozziello e Valdeci Pereira Gomes, a ONG Talentos do Capão busca transformar vidas da comunidade por meio do esporte, oferecendo aulas de natação, balé e triathlon. No início, levava 30 jovens para treinar na represa Guarapiranga. Hoje, atende mais de 150 adolescentes, proporcionando oportunidades de participação em competições nacionais, em diversas cidades do Brasil, e internacionais, em países como os Estados Unidos, Itália, Chile.
Todo o projeto e as viagens são subsidiados com doações, venda de latinhas e “qualquer outra forma de conseguir dinheiro”, conforme destacou Ana Cristina. A ONG, que até o ano passado tinha como missão transformar vidas por meio do esporte, hoje também foca na alimentação de seus alunos e ainda de moradores do bairro do Capão Redondo, distribuindo marmitas a quem enfrenta dificuldades.
“A princípio era só para as crianças, mas depois abrimos para a comunidade, porque percebemos a necessidade. Hoje, distribuímos cerca de 150 marmitas por semana para toda a população da região”, explicou Ana Cristina. A distribuição de quentinhas na comunidade teve início em 2021, em meio à pandemia de covid-19, quando grande parte dos moradores e dos alunos passou a ter dificuldades no acesso à alimentação.
Nos últimos anos, a quantidade de pessoas passando fome aumentou exponencialmente no Brasil. Segundo a Rede Pessan, mais de 33 milhões de brasileiros estão em estado de insegurança alimentar, com destaque para o Estado de São Paulo, onde a fome atinge quase sete milhões de pessoas.
Braço social do renomado restaurante comandado pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é responsável pela produção das marmitas distribuídas pela Talentos do Capão e por outras ONGs que atuam em diferentes localidades da cidade de São Paulo. As marmitas são produzidas por outra frente de trabalho do Instituto, que oferece aulas de gastronomia para populações vulneráveis, formando pessoas e promovendo mobilidade social.
“Nós, enquanto uma ONG que trabalha a gastronomia como inclusão social, sabemos fazer quentinhas saudáveis, nutritivas, sustentáveis e cheias de afeto”, destacou o presidente do Instituto Capim Santo, Luccio Oliveira. “Mas, sem a ajuda de doadores como a Associação Paulista de Magistrados e a Associação Paulista do Ministério Público (APMP), nosso trabalho ficaria inviabilizado”, completou.
Dois anos de intensa mobilização
A Apamagis e a APMP se engajaram nesse movimento criando a campanha “A Fome tem Urgência”, em 2021, em razão das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Diante da grande mobilização dos associados, a iniciativa se tornou permanente dentro do quadro de ações sociais das associações. Os valores arrecadados nesses dois anos chegam a 53 mil reais repassados ao Instituto Capim Santo.
Entre julho e setembro deste ano, a Apamagis e a APMP arrecadaram R$ 13 mil, viabilizando a produção de 1.200 marmitas entregues em outubro. Além da Talentos do Capão, as ONGs Prato Cheio, Rizomas e Mães Solidárias também foram beneficiadas pela distribuição das quentinhas do Instituto Capim Santo. A rede de apoio ainda conta com várias parcerias. No caso da ONG Talentos do Capão, a retirada das marmitas do Instituto André Franco, um dos locais utilizados para a produção das refeições, foi realizada pela companhia “Eu Entrego”.
Link da matéria no site da Apamagis: https://apamagis.com.br/ong-talentos-do-capao-entrega-150-marmitas-com-ajuda-da-campanha-a-fome-tem-urgencia-da-apamagis-e-da-apmp/